Descobrindo as Classificações de Medicamentos

Você sabia que os medicamentos são classificados de maneiras distintas? Entender estas classificações é crucial para o uso seguro e eficaz de qualquer medicamento.

Medicamentos de Prescrição e OTC

Existem medicamentos de prescrição, que exigem receita médica, e os OTC (Over the Counter), que podem ser comprados sem prescrição.

Medicamentos Genéricos e de Marca

Os genéricos têm a mesma substância ativa que os de marca, mas são mais acessíveis. Já os de marca podem oferecer mais confiança devido ao reconhecimento.

Medicamentos Controlados

Medicamentos controlados, como os psicotrópicos, exigem receitas especiais devido ao potencial de abuso e dependência.

Antibióticos e Anti-inflamatórios

Antibióticos combatem infecções bacterianas, enquanto anti-inflamatórios reduzem inflamações e aliviam a dor.

Vacinas e Antivirais

Vacinas previnem doenças, e os antivirais tratam infecções virais, como a gripe ou HIV.

Medicamentos Biológicos

Produzidos por processos biológicos, estes medicamentos são usados no tratamento de doenças como câncer e artrite reumatoide.

Fitoterápicos e Homeopáticos

Fitoterápicos são derivados de plantas e os homeopáticos seguem princípios da homeopatia, ambos usados em diversas condições.

Suplementos e Vitaminas

Suplementos e vitaminas são usados para complementar a dieta e melhorar a saúde geral, mas não são considerados medicamentos.

Uso Responsável de Medicamentos

Independente da classificação, é essencial o uso responsável de medicamentos, sempre sob orientação médica.