Internação voluntária

A gravidade da dependência química é inegável. Com isto em mente, qual poderia ser a melhor maneira de responder a esta situação?

Uma resposta poderia ser a internação, a constatação da recuperação.

A internação voluntária, a forma como a própria pessoa viciada vai após sua recuperação.

Então analisaremos como a internação voluntária difere das outras e como, apesar de ser a melhor condição de internação, ainda é uma das menos utilizadas.

clinica-voluntaria-05

A internação voluntária: o que é e como ela funciona?

O que é exatamente a internação voluntária? Como pode ser deduzido do nome, a internação voluntária é criada quando o próprio dependente assina uma afirmação na qual ele mesmo informa que pretende comparecer a uma clinica, seja a critério do dependente ou por recomendação médica.

Dito isto, a pessoa viciada neste caso é aquela que percebe sua condição viciada e vai após a recuperação, e por esta razão é chamada de voluntária.

Entretanto, por que é tão difícil gerar internação voluntária? A pessoa viciada na maioria das vezes não reconhece seu problema e acredita que ainda pode fazer tudo com sua vida, mesmo que esteja à mercê da droga e comprometa sua interação com seus amigos e familiares.

Diferença entre internação voluntária e involuntária: compreender a diferença entre as duas.

clinica-voluntaria

Como foi dito anteriormente, a internação voluntária é feita por vontade própria do paciente.

Entretanto, a internação involuntária é criada uma vez que a escolha de internar o paciente é gerada sem o seu consentimento. Esta escolha pode ocorrer uma vez que a família nuclear perceba que a soberania da pessoa viciada é prejudicada graças ao vício.

A internação involuntária só pode ser realizada a pedido do núcleo familiar, especialmente de parentes de primeiro nível, como pai/mãe, irmão/irmã e filho/filha, para os quais também é necessário um relatório médico para certificar que o paciente é quimicamente dependente e que ele necessita de apoio médico e psicológico para iniciar o tratamento.

Saiba como o tratamento é realizado após a internação

Uma vez que a dependência química é uma doença crônica complexa, ela requer um tratamento complexo e multifacetado.

Para citar apenas alguns, o paciente passa por

Desintoxicação, uma fase focada na recuperação das funcionalidades naturais do corpo biológico da pessoa viciada que se observou estar envolvida devido ao uso extensivo de substâncias;

Psicoterapia, psicoterapia é baseada na implementação de um processo terapêutico em combinação com medicamentos, este processo tem numerosas etapas e cada uma delas é dirigida por especialistas a fim de saciar as necessidades pessoais de cada paciente.

clinica-voluntaria-02

Falando agora de uma internação em clinica como um todo, além do que já foi dito anteriormente, o tratamento também é inspirado por um tripé principal: orientação biopsicossocial, Terapia Racional Emotiva (RECT) e Programa de 12 Passos.

Todas estas fases desempenham um papel importante na recuperação da pessoa viciada.

 

Como a pessoa viciada responde a cada internação?

Na internação voluntária, a pessoa viciada geralmente é mais cooperativa com o tratamento e está ciente do estado em que se encontra, o que permite as fases iniciais do tratamento.

Na situação de internação involuntária, entretanto, o paciente ainda deve passar por um processo de tomada de consciência de sua própria condição, já que, geralmente, aqueles que são internados involuntariamente ainda estão em um processo de negação do caso em que se encontram.

O processo acima também é válido para o tratamento obrigatório, uma vez que existe uma decisão judicial para que o indivíduo se comprometa, já que também é um tratamento que age em oposição à vontade do paciente.

clinica-voluntaria-06

Quanto é o tempo de um tratamento voluntário?

A duração da internação muda na funcionalidade da iniciativa de tratamento de cada clínica, no entanto, o que é estimado um "lapso mínimo" para a recuperação é de 3 meses.

E com isto, há também a escolha de um tratamento mais longo de 6 meses, que se estima ser mais completo no tratamento de dependência química.

Aqui na Clinica Recuperando Vida, adotamos 3 meses como tratamento mínimo, porém, este pode ser estendido para 6 meses devido às exigências e evolução do paciente, de modo que se em 3 meses o paciente não estiver pronto, há a probabilidade de continuar o tratamento.

Internação voluntária: como funciona a internação segura?

clinica-voluntaria-03

A pessoa perversa que busca a internação deve informar a clínica de sua escolha sobre os passos necessários para proceder com a internação e como funciona o tratamento desta clínica.

Entretanto, nos casos de internação voluntária, tudo depende de encontrar uma boa clínica que apresente uma estratégia processual adequada, receba bem o paciente e, sobretudo, tenha experiência no tratamento da dependência química específica do paciente.

 

Quando é o momento certo para a internação?

O processo de quando é o momento certo para a internação é difícil, porém a internação é na verdade elementar uma vez que uma doença é sentida na vida da pessoa viciada ou na vida daqueles que lhe são próximos.

Entretanto, diferenciar em que ponto este instante realmente começou é algo difícil, devido ao fato de que os companheiros e parentes inicialmente não compreendem o caso que o indivíduo está passando, assim como têm a capacidade de esconder este caso de outros conhecidos.

Geralmente, é quando o caso se torna insustentável para o indivíduo ou para a unidade familiar uma vez que a maior parte dos ganhos é gerada, no entanto, acho que o momento ideal é um pouco antes do caso se tornar tão desconfortável.

FAQ: Internação voluntária

- A pessoa malvada pode desistir do tratamento?

Uma vez que falamos de uma internação voluntária e a notificação apropriada é feita, o dependente pode renunciar ao tratamento.

Embora não seja aconselhável, já que o tratamento foi iniciado porque há necessidade de assistência, no entanto, assim como o paciente chegou de livre vontade, ele pode sair assim que lhe for conveniente.

- Internação forçada: o que é isso?

A internação forçada, para casos de dependência química, só é indicada em episódios extremos.

Tais episódios são: Casos graves de doença psiquiátrica ou uma vez que a dependência atinge um ponto drástico em termos do dano que causa à pessoa viciada e/ou a outros.

 

clinica-voluntaria-04

A internação forçada não requer apenas um relatório médico, mas um profissional ou organização de saúde deve apresentar uma demanda de internação forçada ao Ministério Público a fim de ter uma audiência com um juiz.

- Como fazer estágios voluntários?

 

Esta pergunta depende um pouco de cada clínica, sugere-se que o paciente procure informações com a clínica de sua preferência. Faça os chamados primordiais e descubra o que fazer em seu caso especial.

Na Clinica Recuperando Vida solicitamos apenas que você nos contate e nos forneça suas informações de contato e certos dados de identificação do indivíduo que entrou em contato com você e o paciente.

Será então suficiente que o paciente interessado faça perguntas sobre o tratamento e concorde com a clínica no dia mais conveniente para sua internação voluntária.

- Internação Voluntária, Involuntária e Forçada e o que diz a lei

De acordo com a lei federal de psiquiatria N° 10.216 de 2001, ela institui que uma vez esgotada a probabilidade de internação voluntária, as hospitalizações têm a possibilidade de serem involuntárias ou forçadas.

A Lei 13.840 de 2019, correspondente à nova política antidrogas adotada pelo Brasil, estabeleceu que o maior tempo para uma internação involuntária deve ser de 90 dias (3 meses), além de implantar que qualquer serviço de internação deve ser considerado na fraqueza das resoluções dos outros serviços clássicos de saúde.

Também estabelece que a prática da internação compulsória não tem um limite mínimo ou máximo de tempo, sendo o critério de tempo aquele ditado pelo juiz no momento da sentença.

Conclusão

Desta forma, é essencial entender que a internação voluntária é um recurso de saúde complementar aos serviços complementares de saúde, mas igualmente fundamental, já que é a opção para casos que aparentemente não tinham outra solução.

Também é bastante seguro, já que o paciente poderá se concentrar exclusivamente em sua recuperação, sem preocupações externas, seja na situação de dependência química ou distúrbio mental.

Portanto, não é um serviço a ser descartado, ao contrário, é uma solução pouco considerada pela maioria da população, mas bastante positiva.

🚑"A Clínica Recuperando Vida se tornou a maior referenia em Clínica de Recuperação para dependente Químicos e Alcoólatras Particular do Brasil 👍,desenvolvemos os melhores métodos de Reabilitação humanizado para melhor atender nossos pacientes e seus familiares.👍"

Internação voluntária

Formulário de Contato

Ou

Formulário de Contato

Clique Aqui
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 bem vindo(a) ao Clinica Recuperando Vida , precisando de ajuda ?