Como lidar com uma pessoa com Depressão

Como lidar com uma pessoa com depressão, para ter sucesso em lidar com uma pessoa deprimida, é necessário saber o que é depressão.

O transtorno da depressão é caracterizado como biopsicossocial, dependendo dos componentes genético, psicológico e social, cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Neste sentido, ressalto que o fato de uma pessoa estar triste ou deprimida não significa que ela tenha depressão.

A experiência de Como lidar com uma pessoa com depressão muda de uma pessoa para outra, tendo em vista sua magnitude e duração, a idade do sujeito e a predisposição genética.

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Como posso detectar os sinais de pessoas com Depressão?

Ressalto que, para serem configurados como sinais depressivos, eles têm que estar persistentemente presentes durante um período de tempo ótimo.

Vários sinais aparecem e desaparecem, e não é possível caracterizá-los.

Os sinais têm a possibilidade de se alterar de acordo com cada pessoa, graças a pontos físicos, psicológicos e sociais, é uma patologia complexa e frequentemente não é mostrada.

Entretanto, uma vez que falamos de Como lidar com uma pessoa com  depressão forte e isolada, certos sinais aparecem com mais freqüência, entre eles:

– Tristeza, acompanhada de um humor deprimido persistente.
– Distúrbios do sono (que têm o potencial de causar insônia ou adormecer demais).
– Alterações do desejo (que podem aumentar ou diminuir)
– Sentimentos de culpa e desesperança
– Lentidão, pensamento desarticulado, diminuição da concentração
– Mal-estar, apatia e ansiedade
– Irritabilidade (nos homens pode estar mais presente que na tristeza)
– Mais sinais físicos, como crescimento ou perda de peso, movimentos automáticos, dor espalhada por todo o corpo humano sem descrição óbvia
– Retirada social

Nem sempre será simples de detectar, alguns sinais não são tão visíveis, o indivíduo pode tentar esconder outros, mas com atenção e empatia ele pode ser apoiado.

Em caso de dúvida, procure constantemente o apoio de um psicólogo e de um psiquiatra para encaminhamento.

Embora a depressão prejudique cada uma das idades, a atenção deve ser prestada durante o final da juventude e início da idade adulta, devido ao fato de ser a idade mais prejudicada.

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Como ajudar uma pessoa com Depressão?

Existem várias maneiras prováveis de Como lidar com uma pessoa com Depressão, em meio a quais as possibilidades envolvem práticas e cuidados específicos, assim como há cuidados que só têm a possibilidade de serem prestados por um especialista.

Em primeiro lugar, se o indivíduo já foi diagnosticado com um distúrbio depressivo, é fundamental acompanhar os tratamentos que ele está tomando, verificando o momento conveniente do medicamento, encorajando-o a se apresentar para psicoterapia.

Também é essencial descobrir a patologia, o que é, seus perigos, sinais, comportamentos, a fim de melhor compreender o indivíduo e ter a visão do lado da pessoa.

Desta forma, ele será capaz de dar uma ajuda mais específica e adequada a estas pessoas, pois conhecerá melhor o indivíduo e suas patologias.

Se o indivíduo ainda não está em procedimento, mas acaba de receber o diagnóstico, incentive-o a procurar o procedimento, consultas com um psiquiatra e um psicólogo.

Esteja presente, para que, se o indivíduo precisa estar presente, estimule a socialização, ajude a realizar as tarefas que o indivíduo não pode realizar sozinho, sejam elas grandes ou pequenas.

Entretanto, não faça tudo por eles, apenas os ajude, incentive o resgate de sua própria soberania, estimule o esforço, a prática de ocupações físicas, de descanso e mentais.

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Por que contribuir para uma pessoa com Depressão?

Além dos sinais designados acima, que já provaram ser prejudiciais, estamos falando de uma patologia que geralmente expõe comorbidades.

Ou seja, patologias que convergem ou são um efeito direto uma da outra.

Os casos mais frequentes são associações com distúrbios de ansiedade, abuso de substâncias (medicamentos, álcool e outras drogas), patologias cardiovasculares e patologias crônicas como a diabetes.

Entretanto, se isto não for suficiente para você, pense que esta patologia também é como qualquer outra.

Você deixaria de ajudar alguém que estava combatendo o câncer? a hipertensão? o diabetes? a insuficiência renal?

E eles precisam de ajuda. Se você não pede, não é porque não quer, mas simplesmente porque não pode, não tem a força ou a energia.

Outras vezes é porque eles não querem que você experimente o mesmo sofrimento que eles.

Agora que você sabe por que ajudá-los, vamos ver como fazer isso.
Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Como lidar com uma pessoa com Depressão 10 dicas para ajudar

A maioria da população, uma vez que está com alguém com depressão, não sabe realmente o que mencionar ou como agir.

A primeira coisa que posso dizer é que, mais do que qualquer outra coisa, é preciso empatia para admitir a condição da outra pessoa sem realmente entender o que está acontecendo com ela.

Porque somente aqueles que experimentam a depressão podem compreender certos fenômenos da patologia, mas não todos, porque cada indivíduo a experimenta de maneira diferente.

Isto pode parecer impossível ou, pelo menos, bastante difícil de se beneficiar, mas há coisas que podemos fazer para ajudar o indivíduo que se encontra nesta complexidade.

Aqui estão algumas dicas de como fazer isto:
1. Ouça com atenção
2. Informe-se sobre a patologia
3. Incentivá-los a buscar um tratamento
4. Evite oferecer lições a indivíduos deprimidos.
5. Incentivar a prática de esportes e a ingestão de alimentos saudáveis.
6. Promover a socialização
7. Fornecendo apoio
8. Seja paciente
9. Não ignore os comentários suicidas
10. Cuide também de sua saúde psicológica
Em seguida, explicarei em detalhes todos esses pontos de vista:

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

1-Ouça atentamente

Mais relevante do que dialogar com o indivíduo é ouvir o que ele tem a dizer, mas ouvir com atenção real ao que é dito, nas conversas o indivíduo está expondo seu ser mais íntimo, para perceber empatia.

Entenda que muitas pessoas deram sua crítica a seu estado hoje, mas poucas escutaram o que você tem a dizer.

Além disso, pode haver detalhes no discurso que exemplificam a dor pela qual o indivíduo está passando e por que está nesta situação.

Entretanto, evite oferecer opiniões individuais, aqueles que vivem com esta desordem sabem que sua culpa e desconforto às vezes são irracionais, mas não têm a possibilidade de detê-los, para que sua fala não os mude, talvez isso só os piore.

2- Para entender sobre a patologia

Para saber mais sobre a patologia é substancial, como você pode entender minimamente o assunto se você não sabe nem mesmo porque isso acontece.

Procure ler livros sobre o assunto, assistir vídeos de especialistas falando sobre o assunto, ler artigos de blog como este da Clínica Recuperando Vida.

Se houver alguém em sua família ou um amigo que já esteja sendo tratado por um psicólogo ou psiquiatra para depressão, peça-lhes que o orientem sobre Como lidar com uma pessoa com Depressão você pode fazer sua parte para a recuperação do indivíduo.

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

3- ajudar na busca de um tratamento

Há muitas coisas que você pode fazer por esta pessoa, mas também há coisas que somente o profissional certo pode fazer.
Não é sua responsabilidade “curar” sua amiga ou parente, encaminhá-la a um psicólogo pode ser a melhor coisa que você pode fazer por ela neste momento.

A psicoterapia é a chave para uma vida mais feliz e saudável, e é a única maneira de lidar com os hábitos e obsessões adquiridos ao viver com a doença, assim como as maneiras de lidar com sentimentos e pensamentos irracionais.

4- Evite brigar com pessoas depressivas

Como mencionado acima, a pessoa é psicologicamente frágil e desorganizada graças à patologia.

Ele já se culpa durante todo o dia, e dar-lhe lições só vai aumentar o estresse e a pressão sobre ele, tornando o processo de recuperação ainda mais complexo.

Mesmo que dentro de você não entenda completamente o que está acontecendo com ele, ponha suas opiniões de lado e em vez de dialogar, dê-lhe um abraço e dê-lhe as boas vindas de volta.

Aqui estão algumas dicas sobre como evitar brigas com pessoas deprimidas:

1. Não leve as coisas para o lado pessoal. As pessoas deprimidas costumam dizer coisas que na verdade não querem dizer. Eles podem estar projetando seus próprios sentimentos de inutilidade em você. Tente não levar para o lado pessoal e lembre-se de que não é sobre você.

2. Seja paciente. A depressão pode ser um processo muito lento para se recuperar. É importante ser paciente e entender que a pessoa pode não ser capaz de “sair dessa” da noite para o dia.

3. Evite falar sobre assuntos delicados. Se você sabe que há algo que vai aborrecer a pessoa, evite tocar no assunto. Isso inclui tópicos como morte, doença ou perda.

4. Tente ser compreensivo. Pode ser difícil ver as coisas da perspectiva de alguém que está deprimido, mas é importante tentar. Coloque-se no lugar deles e entenda que eles estão passando por um momento difícil.

5. Oferecer suporte.

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

5- Promover o esporte e a alimentação saudável.

A depressão é uma patologia extremamente incapacitante de acordo com a Organização Mundial da Saúde, portanto, poderia ser uma boa iniciativa para convidar seu parente ou amigo para praticar esportes.

Convide-o para oferecer um passeio, para fazer um esporte que ele gosta ou para encontrar um novo; convide-o para fazer yoga, para fazer uma arte marcial e qualquer outra atividade física pela qual ele se sinta atraído.

Além de ser uma patologia da mente, é também uma patologia física, e ocupações como estas ajudam a liberar os hormônios endorfinas e dopamina.

Estamos falando de hormônios semelhantes ao prazer e à paz, que ajudam a aliviar os efeitos físicos da depressão e, se praticados regularmente, também produzem efeitos psicológicos.

Com o tempo, ele aumentará a autoconfiança, vitalidade, autoestima e níveis de ansiedade.

Uma dieta saudável ajuda muito no procedimento, como demonstram as investigações conduzidas internacionalmente, uma boa dieta pode minimizar o impacto das indicações.

Um maior consumo de legumes e frutas ajuda o cérebro a funcionar melhor.

6- Socialização estimulante

O afastamento social é um dos sinais de depressão, razão pela qual é necessário trabalhar para reintegrar o indivíduo no ambiente social.

Reúna outros amigos e parentes e marque uma saída para um filme, parque de diversões ou piquenique.

Ofereça coisas para que eles saiam de sua rotina e vivenciam novas experiências de vida.

7- Oferecer apoio

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Em primeira instância, esteja presente, porque se ela precisar de algo, você estará presente, não a deixe sozinha.

Se você não mora na mesma casa, visite-a constantemente, mostre-lhe que você está lá, isto demonstrará que ela pode contar com você.

Contribua com o indivíduo em suas tarefas diárias, dependendo do caso, mesmo tarefas simples como varrer a casa podem ser um problema para ela.

Diga a eles que toda ajuda é bem-vinda, ajuda nos momentos que parecem simples e difíceis.

Mostre que você se importa, uma vez que você pede algo diga, uma vez que você precisa de privacidade e tempo lhe dê, peça ajuda para entendê-lo melhor.

Você passará pelo processo ao lado dela, e é por isso que eu recomendo que você também vá à terapia, sabendo que você mesmo será uma arma poderosa para você e para o indivíduo de quem você gosta.

8- Seja paciente

A paciência será sua principal aliada neste processo de disputa, muitas vezes ela não sentirá muito progresso, mas não é porque ela não queira.

Ela está cansada e apática a maior parte do tempo e haverá dias em que ela não terá vontade de sair, conversar, caminhar ou se divertir.

Entenda que dias como este acontecem fazem parte do processo, não desanime, comece estabelecendo pequenas metas.

9- Não ignore os comentários suicidas

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Há uma religião conhecida que os indivíduos que comentam que vão cometer suicídio ou não querem realmente cometer suicídio ou o fazem para chamar a atenção.

Se eu puder ajudá-los novamente, mencionarei que esta suposição é terrivelmente errada.

A maioria dos suicídios são planejados com antecedência e fornecem sinais de que eles estão prestes a ocorrer.

Se você ouvir qualquer comentário que indique ideação suicida, diante da dúvida é melhor acreditar, porque se for verdade e você olhar para baixo, você certamente terá muitos arrependimentos no futuro.

Em casos como este, além do apoio psicológico, buscar uma clínica especializada em saúde psicológica é a melhor solução.

10- Cuide de sua saúde psicológica

É essencial que você também tente proteger sua saúde psicológica, para que você esteja bem estruturado para poder fornecer a ajuda que essa pessoa necessita.

Você terá que lidar diretamente com o sofrimento do indivíduo, terá que exigir tempo e esforço, sem receber a ajuda apropriada é possível que você faça escolhas erradas devido à falta de controle emocional.

Outro fato é que você também tem seus próprios problemas, se eles permanecerem sem solução ou não bem orientados, dificilmente terá a possibilidade de se dedicar da maneira que for necessária.

Como ajudar virtualmente uma pessoa com depressão?

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Mesmo em conversas por telefone ou vídeo chamada, as dicas acima ainda são válidas.

Antes de mencionar qualquer coisa ou mencionar qualquer coisa, primeiro tente admitir o que o indivíduo está mencionando.
Se você não tiver conhecimentos básicos sobre o assunto, procure rapidamente maneiras de ajudar o indivíduo deprimido a lidar com esta súbita demanda.

Não vá além do que você sabe, fique atento aos prováveis sinais de depressão e às dicas que fornecemos anteriormente para que o caso corra bem, incentive o indivíduo a descobrir um tratamento especializado e faça com que o indivíduo se sinta confiante e que pode contar com você em tempos difíceis.

Como é o comportamento de uma pessoa com depressão?

A pessoa deprimida tem um comportamento cercado de sinais de patologia e de más experiências.

O afastamento social, a apatia, tristeza e desconforto tornam a pessoa menos sociável e menos disposta.

Cada vez mais, elas se tornam uma pessoa marcada pela introversão, pela culpa própria e pela desesperança.

Não conseguem realizar as tarefas primárias e as coisas que gostam de fazer e, uma vez que conseguem fazê-las, não têm energia para fazê-las.

Devido a distúrbios do sono e irritabilidade, o indivíduo pode se tornar menos tolerante com coisas pequenas e com as opiniões dos outros.

O humor tipicamente triste e o sentimento insistente de vazio têm o potencial de deixá-los incrédulos de que existe algo de bom neste planeta.

A mente de alguém que passa por isso está cheia de pensamentos irracionais que não podem parar, de modo que eles também exibirão comportamentos incongruentes com sua verdadeira intenção.

De acordo com o CID 10, existem mais de 20 classificações que envolvem desordens depressivas ou patologias que envolvem sinais depressivos.

Cada uma prejudica o sujeito de maneira diferente, de modo que o comportamento pode ser perturbador, dependendo do tipo que estiver presente.
Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Como se fala com uma pessoa com depressão?

 

Eu costumava pensar que devíamos ser discretos ao conversar com alguém que sofria de depressão.

Mas meus estudos em psicanálise e meu trabalho no campo me fizeram ver as coisas de maneira diferente.

É preciso cuidado, porém muito cuidado vai fazer com que o indivíduo perceba e sinta que você está se retraindo e o fluxo da conversa pode não correr bem.

Seja franco com ela e também lhe diga seus medos e preocupações e escutem um ao outro.
Lembre-se das dicas dadas anteriormente e discuta a patologia com ela, para ver como ela entende sua própria situação, bem como as lutas encontradas.

Entretanto, não fale apenas sobre isso, é essencial falar sobre as coisas que o indivíduo gosta e outras questões.

A depressão já é uma sombra suficientemente pesada para ser carregada, e outros já falam sobre ela e não constantemente de forma reflexiva como você faz, você não precisa constantemente lembrá-los disso.

O que não falar a uma pessoa deprimida?

Eu já disse que ser bastante cuidadoso pode afetar em vez de apoiar, embora a cautela ainda seja fundamental.

Lembrando o conselho de “evitar dar lições”, você não deve situar suas críticas uma vez que está dialogando com o indivíduo deprimido.

Especialmente se estamos falando de uma crítica que é contrária ou não respeita o que o indivíduo que você está abordando diz e vive.

Uma das primeiras coisas de que falei foi o uso da empatia, porque é difícil para nós nos colocarmos no lugar deles e compreendê-los.
Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Pense positivo

Pensar positivo é uma coisa muito difícil de se fazer uma vez que dificilmente se consegue ver uma luz no planeta.

O indivíduo tem a sensação de estar diante de um vazio sem forma, sem fim, e isso arrasta para baixo seus pensamentos e comportamento.

O desconforto e a apatia são suficientemente fortes para que este pensamento fuja, a mente é dominada por pensamentos negativos.

Ao mencionar isto, você só vai incitar mais pensamentos do tipo, pois o indivíduo vai se culpar por não ser capaz de pensar positivamente.

Você tem que seguir em frente.

Não é que o indivíduo não queira e não tente realizá-lo, no entanto, ele não pode deixar de pensar da mesma maneira.

O indivíduo sofre de vários pensamentos irracionais que emergem uma vez que desejam e partem uma vez que desejam além disso.

Eles passam por um processo de ruminação da mente, onde os pensamentos se repetem e se repetem, circundando a mesma iniciativa, incessantemente.

Desta forma, não apenas situações ruins são revividas repetidamente, mas a iniciativa de seguir adiante perde força e às vezes é deixada.

Quem tem depressão é pra chamar atenção.

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Se você chegou até aqui, tenho certeza de que nunca mais usará tal expressão.

Esta frase ignora totalmente o sofrimento pelo qual o indivíduo está passando.

Como lidar com uma pessoa com Depressão é uma patologia que prejudica bem mais de 320 milhões de indivíduos internacionalmente, pensar que tantas pessoas são “legais” é questionável, para dizer o mínimo.

Tente se esforçar mais.

Quase toda a energia de uma pessoa está concentrada em viver, o processo de fazer as pequenas tarefas diárias e continuar a viver pode ser algo que requer muito esforço.

Os indivíduos que vivem com a patologia sofrem de uma perda ilógica de energia, portanto, as menores coisas já se tornam uma demanda de esforço para realizar.

O mundo inteiro tem inconvenientes

É um fato que todo o mundo tem seus próprios inconvenientes, mas por que seu vizinho tendo um problema deveria tornar o seu menos importante?

Todos nós temos certos inconvenientes, mas isso não diminui a importância da outra pessoa e a dor que ela sofre.

Você gostaria que, quando você fosse pedir ajuda a alguém, ele fosse frio e dissesse: “Deixe cada um se meter na sua vida”?
Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida

Você se coloca em tal posição.

Pense nisso, a pessoa realmente escolheu ficar triste, abatida e angustiada a maior parte do tempo?

Mesmo que como resultado de algo que eles fizeram, isso levou à sua situação hoje.

Você aprendeu que esta doença está exposta em pontos biopsicossociais, ou seja, uma correlação de vários componentes.

E mais uma vez uma frase desta forma pode agravar o caso do indivíduo em questão, que benefício viável haveria em mencionar algo desta forma.

Qual é o valor do apoio profissional no Tratamento para Depressão?

Especialistas treinados para se beneficiar no tratamento de depressão, têm a capacidade de ver muito mais do que o indivíduo ou aqueles que continuam ajudando, além de possuir ferramentas e conhecimentos mais específicos para realizar a ação correta.

Os dois tipos de tratamentos mais frequentes Como lidar com uma pessoa com Depressão são o uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos, combinados com a prática da psicoterapia.

Nesta modalidade, as drogas são utilizadas de forma específica e são capazes de manter o controle dos sinais de Como lidar com uma pessoa com Depressão, trazendo alívio para a maioria deles.

A psicoterapia ajuda os indivíduos a se conhecerem melhor, a compreenderem as prováveis razões de Como lidar com uma pessoa com Depressão e a trabalharem essas razões emocionais para enfrentar a raiz do problema.

Ela dá ao paciente auto-reflexão e autoconhecimento, para que ele ou ela possa se concentrar na solução de seus problemas.

Como buscar ajuda profissional?

Como lidar com uma pessoa com Depressão Clinica Recuperando Vida
Existem várias maneiras de buscar ajuda profissional, existem agências e programas governamentais, especialistas especializados no setor e, se nenhuma delas for acessível ou suficiente, uma clínica de saúde psicológica é bastante aconselhável.

Conclusão

Vemos que, embora não seja tão simples, saber Como lidar com uma pessoa com Depressão!

Depois de todas as dicas e ensinamentos, tenho certeza de que agora você está pronto para ajudar com seu familiar ou amigo Como lidar com uma pessoa com Depressão, ou de repente ajudar-se a si mesmo.

Basta ter em mente que o conhecimento aqui proposto não substitui de forma alguma as sugestões do psicoterapeuta ou psiquiatra que acompanha a situação.

Como cada indivíduo tem uma personalidade diferente e se comporta de maneira diferente, tanto as indicações quanto a maneira de agir têm a possibilidade de perturbar um pouco, mas se você seguir o básico, alcançará seu propósito.

Seja empático, coloque-se no lugar da outra pessoa e ajude-a como você gostaria de ser ajudado e não apenas por obrigação ou porque é seu dever como membro da família ou amigo, vá além, é preciso muita vontade e persistência para ajudar alguém em um momento difícil como este.

Obrigado por acreditar em nossa equipe, a Clinica Recuperando Vida está disposta a ajudar, entre em contato e saiba tudo sobre nossos tratamentos.

🚑“A Clínica Recuperando Vida se tornou a maior referência em 👆Clínica de Recuperação para dependente Químicos e Alcoólatras Particular do Brasil 👍

O texto acima “Como lidar com uma pessoa com Depressão” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Clique Aqui
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 bem vindo(a) ao Clinica Recuperando Vida , precisando de ajuda ?